Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Notícias

29/05/2020

NOVIDADES: DITEC - NÚCLEO DE DIREITO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA ESA/OABSP

- Fonte: ESA/OABSP

.


.

DITEC NÚCLEO DE DIREITO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Criado pela Portaria ESA n. 1025/2020, o  Núcleo Temático de Direito, Inovação e Tecnologia (DITEC) <http://ditec.esaoabsp.com/> , compreende uma linha de pesquisas e produção científica da Escola Superior de Advocacia de São Paulo, formado por um ecossistema integrado de advogados, professores, pesquisadores e acadêmicos, que visa fomentar o estudo de produtos e  serviços inovadores nas áreas digital e informacional, correlacionando-os com as ações jurídicas e sociais para investigação de seus impactos na atividade da Advocacia Paulista.

A DITEC é coordenada pelo Prof. Dr. Marcos Madeira de Mattos Martins, que também é Conselheiro Curador da ESA – São Paulo e, segundo informações apresentadas à Coordenadoria-Geral e à Diretoria, os membros da DITEC superaram os entraves do isolamento social e conseguiram avançar na estruturação do Núcleo e no delineamento dos objetivos principais.

Formada por professores e professoras altamente capacitados na área de Direito Digital, a DITEC possibilita o diálogo multidisciplinar do Direito, mediante discussões, colóquios e pesquisas para viabilizar a promoção do conhecimento jurídico, o aprimoramento profissional, a atualização e a identificação de novos mercados e nichos jurídicos, bem como zelar pela contínua avaliação das dificuldades enfrentadas pela Advocacia no século XXI.

Segundo o coordenador Prof. Dr. Marcos de Mattos Martins “a DITEC possui excelentes professores e professoras que exercem docência em renomadas faculdades do Brasil, são profissionais preparados para enfrentar os desafios da inovação. Estão muitos interessados pela proposta apresentada e pelo desafio da nova ordem digital, demonstrando notório engajamento na produção de conteúdo jurídico com altíssima qualidade”.

Após ter realizado seis encontros por videoconferências, os membros da DITEC apresentaram propostas de divisão de equipes em 5 áreas de atuação para que seus membros possam levar conhecimento específico da Inovação e Tecnologia do Direito, cindidas da seguinte forma: (a) Antropologia Digital; Teoria Geral do Processo; Provas no ambiente digital; Hiperconsumo no ambiente digital; (b) Liberdade de expressão no meio virtual; crimes de ódio; criptomoedas; educação digital e segurança da informação; crimes informáticos; violência de gênero na Internet; fraudes no ambiente virtual; (c) contratos eletrônicos; contratos de seguro de riscos cibernéticos; LGPD; segurança da informação pessoa e corporativa; compliance; (d) startups; metodologias ágeis para advogados; visual Law; legal design; automação de documentos; jurimetria e dados; (e) internet das coisas e cidades inteligentes; ética digital; responsabilidade civil extracontratual no ambiente digital.

A partir do segundo semestre de 2020, a previsão é de que a DITEC apresentará programas de ensino, congressos, simpósios, podcasts, lives e cursos de extensão e especialização presencial e à distância para a Advocacia, com excelência na qualidade da metodologia de apresentação. 

Mais notícias

Rua Afonso Celso, 1200 - Vila Mariana, São Paulo - SP  -  (11) 5072-7861  -   jabaquara@esa.oabsp.org.br


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL